segunda-feira, 19 de março de 2012

Livro - (Biografia) - CERVANTES, Autor: Jean Canavaggio + comentário de um expert em Dom Quixote (video)

"Eu sou eu porque o meu cachorrinho me conhece"...Gertrude Stein...
O prof. Gilvan Fogel (expert em Nietzsche \ Heidegger e literatura) deu idéia sobre a possibilidade de futuramente criar um grupo de estudo ou disciplina com esse tema abaixo no IFCS-UFRJ (depto de filosofia).
O título que ele sugeriu foi:
HEGEL + HISTÓRIA DA FILOSOFIA + DOM QUIXOTE DE CERVANTES.
Segundo Hegel, o filósofo é o cavalheiro da razão - cavalheiro da verdade.
Dom Quixote na primeira surra que levou e caiu, levanta e diz: "EU SEI QUEM SOU".
Segue essa excelente biografia sobre o Miguel de Cervantes

Livro: Cervantes

Há mais de 250 anos, pesquisadores do mundo todo se dedicam a decifrar a existência de Miguel de Cervantes. Várias gerações de estudiosos vêm somando seus esforços, retrabalhando as hipóteses anteriores e buscando preencher suas lacunas e obscuridades com novos dados e interpretações para oferecer sua própria versão do autor de D. Quixote. Tarefa nada fácil, pois trata-se de uma vida repleta de aventuras e cercada de mistérios. Como soldado, participou da grande batalha naval de Lepanto, onde perdeu a mão esquerda; foi cativo durante cinco anos em Argel, de onde tentou fugir repetidas vezes, e também esteve na prisão de Sevilha, verdadeiro Carandiru do século XVII. Além disso, muitos episódios de sua vida são controversos: suas origens, talvez judaicas; a simpatia pelo mundo islâmico; sua atividade como espião; seus amores e desamores; as rixas e alianças nos meios literário, político e religioso. E, mais recentemente, a suspeita sobre suas inclinações sexuais. Em suma, um solo fértil para o florescimento de um sem- fim de lendas e mitos que, ao longo dos séculos, se misturam e emaranham ao fatos documentados e à sua própria obra literária.




TÍTULO: CERVANTES
TÍTULO ORIGINAL: CERVANTES
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 16 x 23
PÁGINAS: 381
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 1986
ANO DE EDIÇÃO: 2005

Editora 34
EDIÇÃO:
AUTOR:
Jean Canavaggio

TRADUTOR: Rubia Prates Goldoni





Dom Quixote - Entrelinhas 18/09/2011 
Dom Quixote no quadro ?Por que ler os clássicos?? em que escritores e críticos apresentam de modo didático, mas sem prejuízo da profundidade, as maiores obras da literatura universal ? destaca Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário