COMPREENDENDO UMA LITERATURA EM CONSTANTE MOVIMENTO. Em edição revista e ampliada, Carlos Nejar - membro da Academia Brasileira de Letras - apresenta o vasto panorama desde os primórdios de nossa literatura até os escritores contemporâneos, construído por meio de uma análise segura, erudita e, principalmente, apaixonada. A obra nasce de uma proposta inovadora: elaborar uma visão que se distancie do “excesso da permanência do Modernismo” e que deixe de conceder importância excessiva à linguagem, valorizando a relação do texto com a vida.
1015 Págs.
Dimensões:
16 x 24 x 7,5 cm
16 x 24 x 7,5 cm
Tipo de Encadernação:
Brochura
Brochura
História da Literatura Brasileira é resultado de um criterioso trabalho de pesquisa,. O livro tem alcance abrangente, indo de Pero Vaz e Caminha – cuja “carta fundadora” dá nome ao primeiro capítulo - até autores contemporâneos.
A nova versão da obra traz quatro novos capítulos, que abordam a ficção produzida na década de 1960; a obra de Ariano Suassuna; uma síntese dos autores teatrais, dos primórdios até “a sombra prodigiosa de Nelson Rodrigues”, e nomes representativos da poesia brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Assim, o leitor tem acesso a uma história completa e atual, em que figuram ícones como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, e também os autores das gerações seguintes, como Moacyr Scliar, Adélia Prado, Raduã Nasssar e Paulo Leminski. Completam o volume observações, um texto sobre ensaístas, memorialistas, críticos, tradutores; extensa bibliografia e um índice onosmático.
O livro segue as tradicionais classificações que agrupam a produção literária em períodos como romantismo, realismo, naturalismo e modernismo. Entretanto, Carlos Nejar concentra seu foco antes no escritor mais que nos gêneros ou nas escolas literárias. Sendo ele também ficcionista e poeta, além de crítico e tradutor, acredita que sua condição de escritor faz de sua “História da Literatura Brasileira” uma obra singular exatamente por tratar-se de um autor analisando outros autores, alguém que conhece intimamente a dinâmica da produção artística.
Esta edição inclui nomes já consagrados como Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Silviano Santiago, Lya Luft, além de poetas José Carlos Capinam, Olga Savary e Bruno Tolentino. Também inclui a dramaturgia e seus expoentes, compreendendo que esta produção tem um lugar de destaque na cultural nacional.
CARLOS NEJAR COMENTA A SEU LIVRO "HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA":
Nenhum comentário:
Postar um comentário