quinta-feira, 15 de março de 2012

STALIN (filme), Direção: Ivan Passer x (Livro) Stalin - História crítica de uma Lenda Negra de Domenico Losurdo



Em 1917, a nação russa alegrava-se com a queda do Czar . Mas, em pouco tempo, o sonho da democracia no pais foi substituído por outro pesadelo: a sangrenta vitória do Comunismo. Quando se pensava que o derramamento de sangue na Rússia havia terminado, 1924 o ex-seminarista Josef Stalin subia ao poder e iniciava um reinado de terror, que custaria a vida de quase 50 milhões de pessoas. Um relato histórico e poderoso, com interpretações magistrais de Robert Duvall no papel do tirano ditador que marcou sua vida pela crueldade, e um grande elenco de astros internacionais. Stalin é a primeira produção americana filmada dentro do Kremlin.

Ficha Técnica

Estado: Em DVD
Título Original: Stalin
Gênero:
Direção:
Roteiro:
Produtores:
Elenco:
Daniel Massey (Trotsky)Julia Ormond (Nadya Alliluyeva)Robert Duvall (Stalin)Kevin McNally (Kirov)Joanna Roth (Svetlana)Murray Ewan (Khrushchev)
Estreia no Brasil: 1992
Duração: 166 minutos
Recomendo a leitura do artigo contido no link:
Recomendo que leia este livro também..

STALIN - HISTORIA CRITICA DE UMA LENDA NEGRA

Autor: Domenico Losurdo (Historiador marxista\italiano)
Confira a sinopse:

Com o início da Guerra Fria, e depois com o Relatório Kruschiov, Stalin virou um 'monstro', talvez comparável apenas a Hitler. Daria prova de falta de visão quem quisesse identificar nessa virada o momento da revelação definitiva e última da identidade do líder soviético, deixando de lado com desenvoltura os conflitos e os interesses nas origens da virada. O contraste radical entre as diversas imagens de Stalin deveria levar o historiador não mais a absolutizar uma dessas imagens, mas a problematizar todas. Neste volume, Domenico Losurdo faz isso, ao analisar as tragédias do século XX, fazendo comparações em todo setor e desconstruindo e contextualizando muitas das acusações feitas a Stalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário