segunda-feira, 16 de abril de 2012

O ROTEIRISTA (filme\livro e filme\livro), Direção: Lucas Paraizo

P
Palavra de Roteirista revela o processo criativo de 20 autores do cinema nacional e sua relação com seus filmes e diretores
Informações abaixo extraídos do link sinalizado aqui:
Fonte: http://www.oroteiristaofilme.com.br/o-livro/


O livro reúne vinte renomados roteiristas do cinema nacional em conversas com o jornalista e também roteirista Lucas Paraizo. Do conceito de roteiro, suas interpretações e divergências, passando pela experiência com os realizadores, a reação diante da obra filmada, o público, a critica, até a polêmica sobre a autoria do filme, “Palavra de Roteirista” é um registro inédito de quem escreve o cinema brasileiro.

Nomes como Bráulio Mantovani (Cidade de Deus, Tropa de Elite 1 e 2, Vips), Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade, As Melhores Coisas do Mundo), Marcos Bernstein (Terra Estrangeira, Central do Brasil, Chico Xavier), Elena Soarez (Eu, Tu, Eles; Casa de Areia, Nome Próprio), Carolina Kotscho (Dois Filhos de Francisco), Fernando Bonassi (Carandiru, Cazuza, Os Matadores, Lula – o Filho do Brasil), Marçal Aquino (O Invasor, Nina, O Cheio do Ralo), Jorge Furtado(Houve uma vez dos verões, O Homem Que Copiava, Meu Tio Matou Um CaraMelanie Dimantas (Carlota Joaquina, O Outro Lado da Rua, Olhos Azuis), David França Mendes (O Caminho das Nuvens, Romance de Geração, Corações Sujos) entre outros, falam sobre as os métodos, as dificuldades, os medos, as expectativas, surpresas e frustrações de um ofício que a cada filme se profissionaliza mais e demonstra sua importância na construção de uma boa história.

Com prefácio escrito pelo diretor José Padilha (Tropa de Elite 1 2GarapaÔnibus 174), e dirigido a cinéfilos, curiosos, estudantes e todos aqueles que buscam conhecer os mecanismos criativos por trás do relato cinematográfico, Palavra de Roteirista deriva do documentário O Roteirista – o cinema brasileiro por quem escreve sua história (o DVD expõe o que pensam 32 roteiristas do cinema brasileiro), lançado agora, em conjunto com o livro, pela Tango Zulu filmes, dentro da série Arquivo Plano B.

SOBRE O AUTOR
LUCAS PARAIZO (Rio de Janeiro, 1978) é jornalista e roteirista. Formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, pós graduado em Roteiro Cinematográfico e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona, atua como roteirista no cinema e na TV, além de ser professor da PUC-Rio, Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na mesma EICTV onde se formou.

SOBRE A EDITORA/PRODUTORA
TZ EDITORA conquistou espaço no mercado cinematográfico através da BETA, revista trimestral que investe na análise do mercado sob uma ótica distinta dos outros veículos. Palavra de Roteirista é seu terceiro livro. A TANGO ZULU FILMES teve sua primeira distribuição com o DVD Cinematografia (mais de 1,500 exemplares vendidos), de Gabriel Barros, e com lançamentos de documentários sobre os mais variados temas.
Ficha Técnica (livro):Ficha Técnica (dvd):
Título: Palavra de RoteiristaTítulo: O Roteirista
Editora: TZ EditoraDistribuidora: Tango Zulu (2011/COR/51 MIN/Brasil)(legenda:ENG – SPA)
Número de páginas: 344Segmento: Documentário
Segmento: Arte/Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário