terça-feira, 24 de abril de 2012

ENCONTRO DE CRONÓPIOS na CAIXA CULTURAL: Mostra de cinema e literatura tem leitura de contos e exibição de filmes inspirados em Borges




 Mostra de cinema e literatura tem leitura de contos e exibição de filmes inspirados em Jorge Luis Borges
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 24 a 29 de abril, a mostra de Cinema e Literatura “Encontro de Cronópios”, em que a literatura latino-americana é a fonte inspiradora. Nesta edição, será apresentado um panorama da vida e obra do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986).
A característica do “Encontro de Cronópios” é a participação de atores e convidados, para a leitura dos contos que inspiraram os filmes e, em seguida, uma conversa com a plateia sobre os caminhos da criação, do cinema e da literatura, em um clima descontraído bem ao gosto dos cronópios. O título da mostra é inspirado em personagens criados pelo escritor Julio Cortázar, o homenageado na primeira edição, realizada em 2011, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
A programação inclui seis filmes, no total, sendo uma sessão por dia. Serão exibidos dois filmes brasileiros: uma ficção inspirada em conto homônimo “A Intrusa“, de Carlos Hugo Chistensen, e uma entrevista produzida pelo programa “Conexão Internacional”, em que o jornalista Roberto D’ávila conversa com o escritor em seu apartamento, em Buenos Aires. A mostra traz ainda o filme italiano “A estratégia da aranha”, de Bernardo Bertolucci; o francês “Alphaville”, de Jean-Luc Godard; e os argentinos ”Invasion”, de Hugo Santiago, baseado numa ideia original da dupla Borges e Adolfo Bioy Casares, e o documentário “Los libros y la noche”, de Tristan Bauer.
Os palestrantes são: o professor e tradutor Davi Arrigucci Jr (SP); a professora de Comunicação da PUC-RJ, Vera Follain; a professora de cinema latino-americano, Cláudia Dottori; e o crítico de cinema José Carlos Avellar. No panorama das leituras, o ator Julio Adrião abre a mostra, na terça-feira (24), e Cláudio Gabriel encerra, no domingo (29). As atrizes Nicole Gomes e Andrea Claudia também estão confirmadas para leitura dos contos.
Serviço:
Encontro de Cronópios
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: de 24 a 29 de abril de 2012 (terça-feira a domingo)
Horário: 18h30
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 85 lugares
Classificação: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Realização: Coletivo João do Rio
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural
Informações extraídas do link abaixo.
http://www1.caixa.gov.br/imprensa/noticias/asp/popup_box.asp?codigo=6911690

Nenhum comentário:

Postar um comentário