sábado, 7 de abril de 2012

Jorge Amado (1/2) - De Lá Pra Cá (O melhor de Jorge Amado-vídeo-Literatura brasileira)

Neste De Lá Pra Cá, a vida e a obra de Jorge Amado, o escritor que mais contribuiu para divulgar o Brasil e a gente brasileira.

Jorge Amado é um dos maiores e mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. Ao longo de setenta anos de carreira literária, escreveu mais de cinquenta livros; foram romances, contos, novelas, crônicas, biografias, poesia e crítica. É o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo: foi editado em cinquenta e dois países e traduzido para quarenta e nove línguas diferentes. Entre os nossos escritores, Jorge Amado é também o mais adaptado para a televisão e para o cinema, inclusive produções no exterior.

O sucesso, os recordes de vendas e o reconhecimento do grande público também lhe renderam críticas. Muitas vezes seu trabalho foi esnobado por alguns intelectuais, que o acusaram de produzir uma literatura estereotipada, prejudicial àimagem do Brasil no exterior. Mas nada disso impediu Jorge Amado de receber honrarias e prêmios importantes, além de duas indicações para o Nobel de Literatura.

Participam deste programa o cineasta Bruno Barreto, o embaixador Alberto da Costa e Silva e a diretora da Fundação Casa de Jorge Amado Myriam Fraga.

O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso dá-nos um panorama sobre a vida desse magnífico escritor brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário