domingo, 29 de abril de 2012

Beto Brant e Marçal Aquino - Literatura e Cinema - Jogo de Ideias (2003)


Marçal Aquino

Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, os volumes de contos O amor e outros objetos pontiagudos e Faroestes e a novela O invasor. Recebeu diversos prêmios por seu trabalho literário, entre os quais o primeiro lugar na categoria conto da 5ª Bienal Nestlé de Literatura (1990) e o Prêmio Jabuti (2000). Sua ficção serviu de matriz para os filmesOs matadores, Ação entre amigos e O invasor, dirigidos por Beto Brant, nos quais atuou como roteirista. Marçal Aquino assina também o roteiros dos filmes Nina, de Heitor Dhalia, e O amor e outros objetos pontiagudos, de Beto Brant. Atualmente trabalha como jornalista free-lancer.



Bloco 1

O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, "Os Matadores", com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como "Ação entre Amigos" e "O Invasor". "Meu ponto de saída é a literatura, para Beto não; ele enxerga o filme na literatura", diz Marçal.

No primeiro bloco, além de comentar esses trabalhos, abordam as diferenças e especificidades da construção do enredo, dos personagens e de situações em linguagens diferentes, em especial nas adaptações literárias. "O roteiro é o ponto de partida", comenta Brant.

Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.

Bloco 2

O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, "Os Matadores", com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como "Ação entre Amigos" e "O Invasor". 

No segundo bloco, Brant e Aquino falam do processo de construção do filme "O Invasor", que começou como livro, foi interrompido, transformado em roteiro, e só então finalizado como romance. Comentam também sobre a questão dos diálogos num filme, a improvisação e a direção de atores.

Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário