sábado, 14 de abril de 2012

MILOS FORMAN EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL RIO 17 a 29\04 (cinema Tcheco)

 


http://www1.caixa.gov.br/imprensa/imprensa_release.asp?codigo=6911647&tipo_noticia=


Mostra homenageia diretor com exibição de toda sua filmografia e promove debate
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 17 a 29 de abril, a mostra de Cinema “A Arte de Milos Forman”, que presta homenagem ao cineasta tcheco radicado nos EUA. Todos os longas-metragens de ficção assinados por Forman estão na programação. Desde seus filmes tchecos, de repercussão mundial e de contestação política, até suas produções premiadas rodadas durante seu auto-exílio nos Estados Unidos, após 1968.
Na programação, estão os filmes, inéditos no Brasil, “Audition” (título internacional para “Konkurs”, de 1964, produção que reúne dois médias-metragens de Forman) e “A Walk Worthwhile” (Dobre placená procházka, de 2009), seu último trabalho, quando retornou para filmar na República Tcheca. O espectador da mostra poderá assistir ainda às obras da fase inicial de Milos Forman: “Os Amores de uma Loira” e “O Baile dos Bombeiros”, poucas vezes exibidos no Brasil. Todos terão exibição em 35 mm.
No dia 26 de abril, haverá uma aula aberta ao público com o tema: “A fase tcheca de Milos Forman”, ministrada pelo crítico de cinema e pesquisador Filipe Furtado. Durante duas semanas, serão apresentados 14 filmes, com um pouco do que o cinema mundial conseguiu produzir de melhor, por meio da obra do diretor tcheco, que marcou seu nome tanto na época dos Cinemas Novos, dos anos 1960, como na incipiente Nova Hollywood, dos anos 1970, e num consolidado sistema de grandes produções e astros, pela qual perpassou nas décadas seguintes.
Curiosidades da vida:
No mesmo dia 17 de abril, em que se inaugura a mostra na CAIXA Cultural, estreava, há 48 anos, em Praga, na então Tchecoslováquia, o primeiro longa-metragem do diretor: “Pedro, o Negro” (1964). E é exatamente com esse filme que a mostra abre esta homenagem ao cineasta, com sessão às 19h, no Cinema 1.
Milos Forman, hoje com 80 anos, é ainda um cineasta em atividade. Se nunca foi dos realizadores mais prolíficos, tendo lançado 14 longas-metragens de ficção para cinema (mais alguns poucos curtas, documentários, filmes para TV e participação em coletâneas), garantiu seu nome no panteão dos grandes diretores do cinema mundial, devido à qualidade inquestionável de seus trabalhos e uma coleção invejável de prêmios.
Da sua carreira em solo americano, marcada por grandes sucessos de critica e público, há também pequenas joias, menos badaladas, que merecem uma atenção especial. Ao lado das obras, em torno das quaisl sua filmografia orbita, como “Um Estranho no Ninho”, “Amadeus” ou “Hair”, Milos Forman também oferece preciosidades como: “Procura Insaciável” (seu primeiro trabalho após a imigração), retratos de época como “Valmont”, “Sombras de Goya” e “Na Época do Ragtime”, ou biografias de figuras controversas e atraentes, como em “O Povo contra Larry Flynt” e “O Mundo de Andy”.

Serviço:
Mostra “A Arte de Milos Forman”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: de 17 a 29 de abril de 2012
Horários: consultar a programação de cada dia
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 85 lugares
Classificação: Verificar classificação etária de cada filme
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário