segunda-feira, 23 de abril de 2012

E viva as fabulações: Improvisações sobre a dualidade São Jorge e o Dragão (construído a partir do fragmento de Ivana Bentes)


  • Ivana Bentes escreveu no facebook:
    "E São Jorge é tão fictício quanto o Dragão! Viva as fabulações! Amantes desunidos, os dois guardam a entrada da minha casa. Feriado de São Jorge no Rio de Janeiro".
    BENTES, Ivana. Viva as Fabulações. Rio de Janeiro: Editora Scrap, 2012, página virtual movente.

    Ivana me forneceu um fragmento melódico e um campo harmônico e eu compus uma peça e improvisei em cima do que ela sugeriu...Salve a literatura "jazzística"...

              Nem só de cultos monstruosos dos fatos vive o homem e a mulher, mas eles vivem da força dinâmica da magia, da beleza, das fantasias, das criações, das divagações, das realidades psíquicas e dos mitos re-avivados pela tradição oral e escrita. Bem aventurada é o homem é a mulher que foi agraciado uma vez na vida com a presença protetora de um anjo da guarda em forma de Ogum, pois enquanto trafegamos sobre essa areia movediça que é a existência, muitos anjos guerreiros estão circulando pelo Universo de forma aleatória. Resta-nos torcer para que eles estejam nos arredores do nosso nicho de ação quando o perigo nos assaltar. A imagem acima invoca a força da fé pela caricatura discreta, pois a fotografia erra porque acerta, no entanto, a caricatura acerta porque exagera, pois o caricaturista é o demônio que expande tudo o que Deus insinou (planejou) querer fazer e não pôde fazer.
              Ivana Bentes colocou a arte simbólica da fé admirativa na porta da casa dela, no entanto, o mais importante é a gente ter consciência, que em certos momentos da existência, quando precisamos recorrer ao Sagrado em suas "reais" profundezas, não dá tempo para olharmos para portas e janelas, pois elas são mediações. A única forma de adentramos no nicho misterioso\enigmático do Sagrado Universal, é pelo salto,  pois esse Sagrado (que é Pai e Mãe de todos os nossos santos e anjos mais próximos e imaginários), é um campo perceptivo (talvez uma mônada leibniziana) que não tem portas nem janelas.
             O importante na vida, é não esquecermos que todos nós somos portadores de dimensões míticas e espirituais, e a magia da fé, faz parte do nosso DNA, humano demasiado humano e as crenças também fazem parte da história do homem, criador de mitos e cultura. "Ter fé, é dançar na beira do abismo". (Friedrich Nietzsche -filósofo alemão).
    Abraços e bom feriado a todos..
    Joe

    Dedicado a Ivana Bentes...Uma musa guerreira no nicho da ECO-UFRJ e fora da ECO...Mulher com liderança nata + pulso firme + simpatia prol articulações artísticas e políticas...Ela não deixa a peteca cair...

    São Jorge adoraria escutar essa música: MULHER DE ATITUDE 
    Letra e música: Fabíola Carvalho\ Arranjo e harmonização: Joe \ Pianista: Eduardo Henrique (UFRJAZZ).





    Recomendo a leitura desses 3 livros santos e sagrados para quem quer se libertar das algemas da unilateralidade da fé.


    História das crenças e das ideias religiosas

    Vol. I: Da Idade da Pedra aos mistérios de Elêusis

    Volume II: HISTORIA DAS CRENÇAS E DAS IDEIAS RELIGIOSAS VOL. II: DE GAUTAMA BUDA AO TRIUNFO DO CRISTIANISMO

    História Das Crenças e Das Ideias Religiosas - Vol. III - de Maomé À Idade Das Reformas
    Editora: Jorge Zahar

Nenhum comentário:

Postar um comentário