segunda-feira, 14 de maio de 2012

MEU ÚLTIMO SUSPIRO. Autor: Luis Buñuel


Título do Livro

Luis Buñuel definiu 'Meu último suspiro' como um livro 'semibiográfico'. Por não se considerar um 'homem da escrita', chamou seu colaborador em filmes, Jean-Claude Carrière, para auxiliá-lo neste roteiro que retrata a origem, os erros e acertos, as dúvidas e certezas do cineasta que levou o surrealismo ao cinema, em parceria com nomes como Salvador Dalí e Garcia Lorca.
Meu último suspiro (1982) narra as relações entre vida e obra do espanhol Luis Buñuel (1900-1983), diretor de obras-primas como Veridiana (1961, com o qual conquistou a Palma de Ouro em Cannes) e O discreto charme da burguesia (1972).

Com a ajuda do roteirista Jean-Claude Carrière, que deu forma ao texto, Buñuel relembra – muitas vezes com altas doses de humor – detalhes de suas produções, a começar por Um cão andaluz (1928), primeiro filme surrealista, feito em parceria com Salvador Dalí, passando por Os esquecidos (1950) e Nazarin (1958), rodados no largo período em que viveu no México. Em outro capítulo, trata da guerra civil espanhola (1936-1939), no qual fala de sua simpatia pelas ideias comunistas.

Dono de uma personalidade forte e complexa, boêmio e apaixonado por boxe e pelos prazeres da vida, Buñuel revela sem pudores passagens polêmicas, como o afastamento do amigo Garcia Lorca e as brigas – incluindo um quase enforcamento – com Gala, mulher de Dalí.

A edição tem nova tradução, de André Telles, e, além da seleção de imagens feita pessoalmente por Buñuel durante as conversas com Carrière, traz também fotos de seu acervo pessoal, cedidas por seu filho Juan Luis. 


MEU ULTIMO SUSPIRO

Formato: Livro
Autor: BUNUEL, LUIS
Tradutor: TELLES, ANDRE
Editora: COSAC NAIFY

Nenhum comentário:

Postar um comentário