sexta-feira, 25 de maio de 2012

Luiz Costa Lima: uma obra em questão (livro de entrevistas - crítica literária)


Livro - Luiz Costa Lima - Uma Obra Em Questão

Luiz Costa Lima lançou seu primeiro livro em 1966 e, desde então, manteve a média de um título novo a cada dois anos. Com uma produção tão vasta, firmou o nome ao lado dos principais críticos de sua geração, como Alfredo Bosi, Davi Arrigucci Júnior, Haroldo de Campos, José Guilherme Merquior, Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 

Como os estudos literários integram diferentes frentes, Costa Lima sempre se propôs como teórico, papel cujo desempenho depende do contato contínuo com uma reflexão acumulada desde a Antiguidade grega até os dias de hoje. 

Atualmente, a obra de Costa Lima excede seis mil páginas. Perpassada pela honestidade intelectual, expõe afinidades e discordâncias em relação aos demais autores, da mesma maneira que inclui autocríticas e assume eventuais correções de rumo. No todo, atesta a profundidade passível de ser atingida quando se combinam inteligência e tenacidade na abordagem do fenômeno literário. 

Se o valor e o volume já convidam a uma análise completa, este livro procura clarear mesmo seus raciocínios mais complexos. Neste sentido, disseca achados, conceitos e encaminhamentos interpretativos por meio de uma interlocução animada e consistente com dezoito especialistas vinculados a instituições de ensino do Brasil e do exterior. 

As entrevistas conciliam argúcia com objetividade, evidenciando uma lapidação que privilegiou o tom coloquial. Assim, ampliam as chances de consecução do duplo objetivo de celebrar uma das obras críticas mais alentadas da nação e potencializar sua capacidade de fecundar o campo das letras, para enriquecimento das humanidades. 

Ao longo das mais de 400 páginas do livro, Costa Lima é entrevistado pelos seguintes nomes: Aline Magalhães Pinto, Ana Lúcia de Oliveira, Cláudia Sampaio, Danielle Corpas, Dau Bastos, Eduardo Sterzi, Gustavo Bernardo, Hans Ulrich Gumbrecht, Italo Moriconi, Ivo Barbieri, João Adolfo Hansen, Lucia Helena, Marilia Librandi Rocha, Martha Alkimin, Roberto Acízelo de Souza, Rodrigo Labriola, Sérgio Alcides, Vera Lins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário