sexta-feira, 4 de maio de 2012

Clube de Leitura no CCBB (literatura russa)...Livro Tarás Bulbas de Nikolai Gógol





--- Em sex, 4/5/12, Clube de Leitura - CCBB <clubedeleitura.ccbb@travessa.com.br>escreveu:

De: Clube de Leitura - CCBB <clubedeleitura.ccbb@travessa.com.br>
Assunto:
Para:
Data: Sexta-feira, 4 de Maio de 2012, 11:51

Prezados,
Segue em anexo o convite para o Clube de Leitura de maio.
Aos interessados, por favor, enviar confirmação.
Abraços,

Gabrielle Augusto
Livraria da Travessa CCBB
21 38082066
gabrielleaugusto@travessa.com.br



Apresento a sinopse do livro.




Tarás Bulba


Tradução de Nivaldo dos Santos

176 p. - 14 x 21 cm

ISBN 978-85-7326-386-2
2007

Alegres, violentos, desregrados, corajosos, bêbados, sentimentais, anárquicos e implacáveis - assim Nikolai Vassílievitch Gógol (1809-1852) descreveu os cavaleiros cossacos em Tarás Bulba, publicado pela primeira vez em 1835. Resultado de vasta pesquisa empreendida por Gógol sobre a história e o folclore da Ucrânia, terra natal do autor de Almas mortas, esta novela de cunho nacionalista narra as sangrentas batalhas entre ucranianos e poloneses no século XVI e foi uma das obras responsáveis pela grande popularidade alcançada pelo escritor ainda no início de sua carreira.
        Povo independente e guerreiro, os cossacos também serviram de inspiração para outros grandes autores russos, como o Púchkin de A filha do capitão, o Tolstói de Os cossacos e o Bábel de O Exército de Cavalaria. Foi, entretanto, apenas com as tintas vívidas e apaixonadas de Gógol — considerado um dos pais da literatura russa moderna — que eles receberam um colorido verdadeiramente épico.

Sobre o autor
Nikolai Vassílievitch Gógol nasce em 1809, na província de Poltava, atual Ucrânia. Em 1829 muda-se para São Petersburgo e logo publica Serões numa granja perto de Dikanka, reunião de contos inspirados no folclore de sua terra natal. Em 1835 publica mais duas coletâneas: Arabescos eMírgorod, nesta última incluída a novela Tarás Bulba. No ano seguinte estreia O inspetor geral, sua peça teatral de maior sucesso. Em 1842, após viajar pela Europa, publica a primeira parte do romance Almas mortas. Nesse mesmo ano publica a novela O capote, que exerceria enorme influência sobre diversos escritores russos. Após um período de graves crises existenciais, destrói o manuscrito da segunda parte de Almas mortas, adoece gravemente e, sofrendo constantes delírios, falece em março de 1852.


Sobre o tradutor
Nivaldo dos Santos nasceu em São Paulo em 1970. Graduado em Russo pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, trabalhou na Rádio Estatal de Moscou no final dos anos 1990 e concluiu mestrado sobre a obra de Isaac Bábel, também na USP, em 2005. É professor e tradutor, e atualmente leciona língua russa na Universidade Estadual de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário