Coletânea de ensaios que analisa as formas e funções do olhar e da representação presentes na vida urbana entre 1848 e 1920. Examina as questões da pintura, da fotografia, das exposições em museus, das novas formas do jornalismo de "sensações", das estratégias de propaganda e comércio, e mesmo a presença de formas literárias que expressam a modernidade.
É também um conjunto impressionante de dados e de correlações inesperadas, O cinema e a invenção da vida moderna é um livro singular na caracterização do momento formador de uma nova experiência estética e do tipo de sociedade que lhe deu ensejo. Compõe um papel original da virada do século, tomando a experiência do cinema como paradigma, ponto de condensação das novas formas de organização do olhar correlatas às transformações que definiram o que denominamos modernidade. Ao lado da fotografia e outras técnicas, a emergência da nova arte é observada em sua conexão com um leque enorme de práticas sociais, com destaque para o cotidiano das cidades, a expansão do consumismo, os catálogos de venda, as exposições, o jornalismo, a publicidade; pontos em que se consolidou a nova presença da imagem e do mundo como espetáculo. Dialoga-se aqui com Walter Benjamin e Georg Simmel, entre outros autores que analisaram as mudanças na sensibilidade e na arte geradas pelas técnicas modernas. A base maior, no entanto, vem da pesquisa em história social e dos estudos de cultura, neste livro articulados com o saber específico gerado pela nova história do cinema, em especial pelo estudo do primeiro cinema em suas afinidades com as concepções da montagem próprias à vanguarda de 1920.
O cinema e a invenção da vida moderna em cena é o 1º título da coleção Cinema, Teatro e Modernidade, com coordenação de Ismail Xavier.
2ª edição, 2ª reimpressão, 2010
O cinema e a invenção da vida moderna em cena é o 1º título da coleção Cinema, Teatro e Modernidade, com coordenação de Ismail Xavier.
2ª edição, 2ª reimpressão, 2010
O cinema e a invenção da vida moderna
Organização: Leo Charney, Vanessa R. Schwarz
Tradução: Regina Thompson
Prefácio: Ismail Xavier
Coord. editorial: Ismail Xavier
Idioma: Português
Páginas: 458; Ilustrações: 65;
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