sábado, 10 de março de 2012

Problemas com arte de escrever? Tem coisas que nem Freud explica, mas Rilke dá dicas.



Pelo menos dois amigos meus (colegas) que fazem mestrado me abordaram falando que tem dificuldade em escrever, pois falta prática. A dica que eu dei e dou para quem este tipo de problema é: A cada leitura de livro, escreva as citações (trechos mais importantes) e já sinaliza o numero da página (tem q matar a cobra e mostrar o pau). Em seguida, tente fazer um resumo do livro todo aproveitando o material das citações mais relevantes. Em seguida, desenha (mapeia) um esboço panorâmico do trajeto e começa a escrever...Escreva nem que saia merda da cabeça mas escreva e continue escrevendo e escrevendo, pois só se aprende as coisas fazendo..o caminho se faz caminhando...TEM QUE BOTAR O CU NA RETA e adestrá-lo pacientemente para cagar perólas poéticas futuramente. Ler e escrever é entrega...orientar (ser orientador) também é um ato de amor - de entrega.
Rilke, o poeta alemão e grande orientador de diletantes e aspirantes à dança das palavras, fornece essa singela e lúcida explicação:

"[...] Ser artista não significa calcular e contar, mas sim amadurecer como a árvore que não apressa a sua seiva e enfrenta tranqüila as tempestades da primavera, sem medo de que depois dela não venha nenhum verão. O verão há de vir. Mas virá só para os pacientes, que aguardam num grande silêncio intrépido, como se diante deles estivesse a eternidade. Aprendo-o diariamente, no meio de dores a que sou agradecido: a paciência é tudo".

 (Rainer Maria Rilke, Cartas à um jovem poeta, Tradução: Paulo Rónai e Cecília Meireles, São Paulo: Editora Globo, 2007, página 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário