sexta-feira, 6 de julho de 2012

IRMÃOS COEN NA TELA DA CAIXA CULTURAL RIO (mostra de filmes ..10 a 22 de julho)



Mostra vai apresentar todos os filmes dos irmãos cineastas Ethan e Joel Coen

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 10 a 22 de julho, a mostra de cinema “Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes”, que vai dar ao público a oportunidade de rever todos os filmes dos irmãos Ethan e Joel Coen, no formato original em 35 mm. A mostra faz uma retrospectiva completa da obra dos cineastas norte-americanos, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Serão exibidos todos os 15 filmes produzidos, até hoje, pelos diretores; desde “Gosto de Sangue”, o primeiro, até “Bravura Indômita”. A programação inclui ainda um debate com o tema "O cinema dos irmãos Coen e a transfiguração dos gêneros cinematográficos”, com participação de especialistas em Cinema e na obra dos cineastas.

“A mostra proporcionará uma imersão do espectador no universo dos cineastas, demonstrando de uma vez por todas seu importante papel no cinema mundial e, sobretudo, no americano, nas últimas três décadas”, explica a curadora Fernanda Teixeira. “O público poderá conferir todos os filmes da dupla e avaliar, por si próprio, a força, a criatividade e a originalidade que transbordam deles. Com roteiros sempre impecavelmente bem escritos, uma direção de câmera ousada e uma lógica inusitada, os Coen provam que têm muito ainda a contribuir para o cinema contemporâneo, mas que já são um clássico”, complementa.

Ethan e Joel Coen:
Em 1984, logo no prólogo de seu primeiro filme “Gosto de Sangue”, um narrador dá as coordenadas do que viria a ser uma das melhores definições da filmografia dos cineastas: “algo sempre pode dar errado”. Surgia ali o universo dos Irmãos Coen. Um lugar cercado por erros e desventuras e afundado num profundo humor negro. E é esse mesmo universo que, nos últimos anos, cada vez mais o público se sente atraído para acompanhar o azar de suas personagens, e a criatividade da dupla para montar situações hilariantes e, ao mesmo tempo,críveis.

Nas últimas três décadas, os irmãos Coen aperfeiçoaram seu peculiar estilo narrativo, repleto de humor negro e de uma plasticidade única. Mestres na recriação de gêneros cinematográficos, talvez sejam os cineastas americanos que melhor encontram seu lugar entre o cult e o comercial, agradando a critica e público. Suas personagens, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais, representando a classe média norte-americana, que se envolvem em crimes e situações inusitadas, quase que por acaso.

Apesar da extensa carreira, os irmãos Coen vêm ganhando reconhecimento por seu trabalho nos últimos anos. De certa maneira, a crítica especializada parece que tem visto o cinema deles se apresentar de forma cada vez mais madura. O primeiro Oscar da dupla, nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Direção, foi pelo filme que consagra esse novo olhar a respeito de sua obra: “Onde os Fracos Não Têm Vez”. Desde então, já foram indicados em mais dois filmes.

Serviço:
Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes
Curadoria e coordenação geral: Fernanda Teixeira
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: de 10 a 22 de julho de 2012
Horários: consultar programação
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (Meia-entrada. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: consultar programação por filme
Acesso para pessoas com deficiência
Produção e realização: Buendía Filmes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário