domingo, 5 de fevereiro de 2012

O CINEMA PENSA: UMA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ATRAVÉS DOS FILMES. (livro de Julio Cabrera)

Recomendo, pois o autor dá dicas de excelentes filmes..
Quando ele aborda o pensamento de Martin Heidegger (lá pelo final do livro), ele diz que Michelangelo Antonioni é o Heidegger do cinema ....rs..
Liga Nietzsche com Clint Eastwood, Sergio Leone e outros..
Dialoga com o pensamento de Karl Marx a partir de filmes de Konstantin Costa-Gravas, Francesco Rosi, Sergei Eisenstein, Luiz Puenzo e outros.
No último capítulo, ele discute o pensamento de Wittgenstein...Cabrera conecta a questao da linguagem wittgensteiniana aos filmes mudos de Friedrich Murnau e filmes de cineastas como Wim Wenders (Paris Texas) e  John Ford (no tempo das diligências)....É um livro super didático e com linnguagem fácil...prá povão cinéfilo iniciar na filosofia..

cinema pensa: uma introducao a filosofia

SINOPSE:
Não é de hoje que se discute o significado filosófico dos filmes e não são poucas as teses e dissertações que usam o cinema para ilustrar as idéias desse ou daquele pensador. Julio Cabrera, no entanto, vai além da simples comparação entre cinema e filosofia, e mostra que os filmes, muito mais do que servirem como bons exemplos de concepções filosóficas, problematizam o pensamento tradicional de modo radical.
Composto por um ensaio inicial onde o autor expõe seu método de análise e 14 exercícios, O cinema pensa aborda a filosofia contida nos filmes de Spielberg, Buñuel, Capra, Tarantino, Antonioni e muitos outros. Com clareza, Cabrera contrapõe o pensamento desses cineastas a teses defendidas por pensadores como Platão, Aristóteles, Kant, Marx, Locke, Heidegger e Wittgenstein, evidenciando a existência de um profundo diálogo entre diretores e filósofos.
Editora: Rocco
Autor: JULIO CABRERA
Origem: Nacional
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário