quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

FREUD ALÉM DA ALMA. (filme de John Houston e roteiro de Sartre).

 
Depois que assistir o filme, não deixe de assistir os EXTRAS no DVD 2, porque o prof. Dr. Renato Mezan (PUC de São Paulo) dá uma senhora aula sobre o pensamento de Freud fazendo paralelos com trechos desse filme e citando outros filmes de Pabst, Hitchcock, Roberto Faenza e outros.
 
Freud, Além da Alma, aclamado clássico do mestre John Huston sobre a vida de Sigmund Freud (1856 - 1939). Esta caixa com 2 DVDs traz o filme em versão integral e muitos extras, incluindo um depoimento do Prof. Renato Mezan (PUC), um dos maiores especialistas brasileiros na obra de Freud, e o documentário Freud em Viena. O roteiro cobre o período da vida desde o início até o final da carreira.
Freud, Além da Alma, aclamado clássico do mestre John Huston sobre a vida de Sigmund Freud (1856 - 1939). Esta caixa com 2 DVDs traz o filme em versão integral e muitos extras, incluindo um depoimento do Prof. Renato Mezan (PUC), um dos maiores especialistas brasileiros na obra de Freud, e o documentário Freud em Viena. O roteiro cobre o período da vida de Freud desde sua graduação em Medicina na Universidade de Viena até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas, relacionando suas descobertas acerca do funcionamento do inconsciente humano às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud (o astro Montgomery Clift em grande atuação) formula o conceito do Complexo de Édipo. Com ótimos diálogos e direção magistral de John Huston, Freud, Além da Alma é uma excelente introdução às idéias do criador da Psicanálise.



O filme FREUD ALÉM DA ALMA encontra disponível no YOUTUBE, mas está dividido em partes de 01 a 017 (eu acho).


Livro do JeanPaul Sartre.



Concebido originalmente como a primeira versão de um roteiro para longa-metragem, encomendado pelo cineasta americano John Huston, o livro é o retrato de Freud no momento em que o jovem médico cria os principais conceitos da Psicanálise. Essa edição apresenta, também, as cenas criadas para a segunda versão do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário