segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AS AVENTURAS DE TOM JONES. filmaço inglês...adaptação literária


Recomendo a leitura do CAPÍTULO 3 do livro A LITERATURA ATRAVÉS DO CINEMA: Realismo, magia e a arte da adaptação do autor Robert Stam.
Das páginas 143 até a página 170, Stam trata do tema " ROMANCE AUTOCONSCIENTE: De Herny Fielding a David Eggers"..." Do romance ao filme: Tom Jones e Inocente sedutor". (página 156)




SINOPSE:
Na Inglaterra do século XVIII um bebê é abandonado na casa do fidalgo Allworthy (George Devine), que resolve criá-lo dando a ele o nome de Tom Jones (Albert Finney). Crescido ao lado de Blifil (David Warner), o filho de Bridget (Rachel Kempson), irmã de Allworthy, Tom se revela um rapaz sedutor, inteligente e irreverente. Tom se apaixona por Sophie (Susannah York), filha do fidalgo Western (Hugh Griffith), mas acaba se envolvendo com Molly (Diane Cilento), uma moça de reputação duvidosa. Renegado pelo padastro, Tom parte para Londres. Sophie é prometida em casamento para Blifil mas, apavorada, decide fugir de casa e também parte para Londres. Decidido a herdar sozinho a herança do tio, Blifil passa então a arquitetar um plano para que Tom seja condenado à morte.
 
Informações TécnicasTítulo no Brasil:  As Aventuras de Tom Jones
Título Original:  Tom Jones
País de Origem:  Inglaterra
Gênero:  Aventura
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento:  1963
Estúdio/Distrib.:  Versátil
Direção: 
Tony Richardson


Livro AS AVENTURAS DE TOM JONES.

TOM JONES

Formato: Livro
Autor: FIELDING, HENRY
Adaptador: LISPECTOR, CLARICE
Editora: EDIOURO (RJ)

SINOPSE:
Considerado por muitos o primeiro romance moderno, 'Tom Jones' traz as aventuras de um jovem pelas estradas inglesas, conhecendo situações que compõem um verdadeiro painel da sociedade da época. Essa edição conta com a tradução e adaptação de Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário