Reunindo ensaios escritos por Eisenstein
em 1929, A Forma do Filme permite ao leitor entrar em contato
com as reflexões de um homem que, depois de estudar atentamente o movimento dos
filmes, dividiu as várias características da forma e do sentido cinematográficos
e montou uma teoria para ensinar o cinema a voar. Entre os temas aqui estudados
destacam-se: a relação entre teatro e cinema; a dramaturgia da forma do filme;
métodos de montagem; e a pureza da linguagem cinematográfica.
Inclui ainda, em apêndice, o ensaio de Eisenstein "Sobre o futuro do cinema sonoro" e índice remissivo de nomes e assuntos.
A Forma do Filme, ao lado de O Sentido do Filme, tornou-se a principal fonte para uma reflexão sobre o cinema.
Inclui ainda, em apêndice, o ensaio de Eisenstein "Sobre o futuro do cinema sonoro" e índice remissivo de nomes e assuntos.
A Forma do Filme, ao lado de O Sentido do Filme, tornou-se a principal fonte para uma reflexão sobre o cinema.
"Os dois livros de Eisenstein
que Jorge Zahar Editor publicou, escritos a partir dos anos 20, estão entre os
clássicos do cinema e fazem parte de qualquer biblioteca básica."
Folha de S.Paulo.
Folha de S.Paulo.
"O Sentido do Filme e A
Forma do Filme têm uma
primeira edição brasileira cuidadosa, com índices de nomes e assuntos,
sugestões bibliográficas, nota biográfica, apresentações e revisão técnica
perfeccionista do crítico José Carlos Avellar. Sirva-se."
Idéias - Jornal do Brasil
Idéias - Jornal do Brasil
236 páginas
SERGEI EISENSTEIN foi um dos mais
geniais cineastas russos. São dele, entre outros, clássicos como O encouraçado
Potemkim, Outubro e a trilogia interrompida Ivã, o Terrível. Poliglota em mais
de um sentido da palavra, foi também dramaturgo, desenhista, caricaturista e
professor, do Instituto de Cinema de Moscou.
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