domingo, 4 de março de 2012

POSSUÍDOS PELO TRÍTONO: Retratos de uma liturgia modulante


por www.joevancaitano.blogspot.com
HARMONIAS E HERESIAS




          Estive tocando em uma comunidade de fé e durante o momento de louvação musical, uma irmanzinha comunicou-me que o próximo cântico seria “PRECISO DE TI” de um dos CDs da "Igreja Batista da Lagoinha". Fiz uma rápida e singela introdução no tom de Lá Maior, no entanto, a cantora começou a cantarolar em Dó Maior, que é uma terça menor acima daquilo que eu propus, me obrigando a passear harmonicamente nas ruas do bairro de Dó Maior. Quando chegou no refrão “distante de ti Senhor”, ela se distanciou de mim e caiu de pára-quedas em Lá Maior, porém, como eu já conhecia os becos e ruelas desse bairro (campo harmônico de Lá Maior), eu criei asas, voltei e e assessorei ela nessa aventura modulante. O mais interessante, foi que ela lutou com o anjo para se manter no vale de Lá Maior, mas o buraco negro do inconsciente harmônico, puxou-a com força para o campo minado de Fá Sustenido Maior, mas graças a versatilidade do tecladista, nenhuma bomba estourou nas minas temidas e escondidas que são os tons sustenidos e bemóis. Para não ser tomado pelo anjo dominante cíclico e flutuante, optei por deixá-la cantar à Capella no retorno ao refrão final. Confesso que não me lembro se ela foi para Ré Sustenido e ficou por lá ou se ela voltou para Lá Maior.


         Fiquei me perguntando sobre a validade de clichês balizativos canonizados pela HARMONIA FUNCIONAL como: uso de modulações por two-fives cromáticos e não cromáticos, de dominantes primários e secundários, dominantes extendidos, dominantes alternativos, Dominantes apogiaturas (DAP de Pauxy), o tal do sub V (o prof. Marco Pereira odeia esse nome)..rs, empréstimo modal, etc...Pra que serve essa porra toda se em igrejas pentecostais neguinho (a) migra de um tom pro outro sem vaselina? Não tem freio homilético que segure um homem de Deus nesses espaços de freneticidade e pulsões cognitivas espirituais, pois essa retórica profética, é marcada por saltos bruscos informativos, porém, mesmo assim, a Glória de Deus é manifesta em meio as aleatoriedades teológicas e atonológicas...Importa é ser espirituoso e cheio de unção, pois o dom de línguas é testado e validado somente se o acompanhador souber tocar e se virar em muitos\”todos” os estilos e tons santificados por Deus.
       Interessante ressaltar que na Idade Média, o trítono era evitado (nem se usava) nas composições sacras, porque alegavam que era intervalo do Diabo, no entanto, se no mundo moderno, o ministro de música (ministro de louvor, ou mestre capela) não usar o trítono durante a liturgia, ele perderá o emprego, porque pastores são DOMINANTES e as vezes ALTERADOS.

 Um pouco sobre o "Trítono" na música

3 comentários:

  1. estou rindo até agoraaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Eu estou atravessando algo parecido e estava quase tendo um ataque de nervos. Estava no telefone pendurada até agora com uma amiga pra desabafar. MAs vc agora me ajudou. Vc foi genial e consegui visualizar TUDO que vc passou.
    Um dia te conto, se eu puder e não tiver um AVC , o que passei...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso prova que os problemas atonológicos e multi-tonológicos se repetem nas igrejas...Importa é o acompanhador saber acompanhar..se virar...senao nao entrará no Reino de Deus...
    e quem cantou (canta) nao tá nem aí ...

    ResponderExcluir