quarta-feira, 7 de março de 2012

Diferente de Outros, cinema alemão com temática gay

"Anders Als Die Andern" - Reconstruído por Filmmuseum München. Pode ser o mais antigo "filme gay" em longa-metragem. Milhares de homossexuais na Alemanha foram sentenciados a penas de mais de cinco anos de cárcere pelo parágrafo 175 do Código Penal. Promulgada em 1871, com a criação da moderna nação alemã, esta lei contra "um vício antinatural entre homens" endureceu-se na era Nazista e depois se liberalizou nas duas Alemanhas, mas não foi totalmente derrogada até 1994. A lei foi desafiada em 1897 pelo movimento alemão de emancipação homossexual, o primeiro deste tipo em todo mundo. Seu líder, o dr. Magnus Hirschfeld (1868-1935), mantinha que os homossexuais constituíam um biológico "terceiro sexo", uma minoria social sujeita injustamente a discriminação. Hirschfeld argumentava que o parágrafo 175 não ajudava, mas sim fomentava a extorsão. Por cada homossexual açoitado pela lei, outros cem eram vítimas de chantagistas.
Durante a 1ª Guerra Mundial, o Diretor Richard Oswald (1880-1963) começou a colaborar com o Hirschfeld e outros sexólogos para produzir uma série de "filmes explicativos" encaminhados à educação sexual. Começaram temas como enfermidades venéreas, prostituição, e aborto, incluídos em uma história que neles haviam conselhos de um médico sábio. Depois da guerra, a censura foi temporalmente levantada em todos os meios alemães, o que abria uma janela aos cineastas. Em 1919, Hirschfeld e Oswald colaboraram em DIFERENTE DE OUTROS (Parágrafo 175), o primeiro filme do mundo em tratar explicitamente da homossexualidade. Em um ano, os estudos alemães já contavam com 150 longas-metragem de tema sexual. Muitos desses "filmes explicativos" eram horríveis, mas foram êxitos comerciais. Os protestos que provocaram, fizeram voltar para a censura. Todo o centro da controvérsia foi DIFERENTE DE OUTROS, que foi proibido em 1920 e sobrevive, hoje, fragmentada.

Ficha Técnica

Estado: Em DVD
Título Original: Anders Als Die Andern
Gênero:
Direção:
Roteiro:
Produtores:
Elenco:
Conrad Veidt (Paul Körner)Magnus Hirschfeld (Arzt)Helga Molander (Mrs. Hellborn)Reinhold Schünzel (Franz Bollek)Anita Berber (Else Sivers)Clementine Plessner (Sivers' Mother)Wilhelm Diegelmann (Sivers' Father)Fritz Schulz (Kurt Sivers)Ernst Pittschau (Brother-in-Law)Alexandra Willegh (Körner's Mother)Ilse von Tasso-Lind (Körner's Sister)Leo Connard (Körner's Father)Karl Giese (Paul Körner als Schüler)
País de Origem: Alemanha
Estreia Mundial: 28 de Maio de 1919
Duração: 50 minutos
Outros Títulos:
Estados Unidos da América: Different From The Others

Nenhum comentário:

Postar um comentário