sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O HOMEM DO RIQUIXÁ. Direção: Hiroshi Inagaki, cinema japonês (1958)

imagemimagemimagem

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália
Prêmio Leão de Ouro

Sinopse

Matsugoro é um pobre puxador de riquixá, cujo espírito alegre e otimista faz com que ele seja considerado o favorito da cidade. Um dia, ele ajuda Toshio, um garoto ferido, sendo então contratado por seus pais, o capitão Kotaro e sua mulher Yoshiko, para transportá-lo em suas idas às sessões de terapia.

Matsugoro termina apegando-se ao garoto e a seus pais. Quando o Capt. Kotaro morre, Matsu, cumprindo uma promessa feita ao cliente morto, torna-se um segundo pai para Toshio, ajudando-o à medida que ele cresce e, ao mesmo tempo, apaixonando-se secretamente por Yoshiko.

imagemimagem
imagem
"O Homem do Riquixá" é mais uma ótima realização do cinema japonês. Dirigido pelo cineasta Hiroshi Inagaki, que também co-assina o roteiro, o filme narra a história de um puxador de riquixá e sua relação com uma família de classe alta, mostrando sua devoção e seu amor mantidos em segredo.

Inagaki desenvolve um belo trabalho, no que é ajudado pela magnífica interpretação de Toshirô Mifune, no papel de Matsu, 'o homem do riquixá'.


Mas Matsu sabe que há um verdadeiro abismo entre suas classes sociais e que ele não passará de um simples puxador de riquixá para a mãe e o filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário